Altamira escapa do leilão do saneamento, mas governador tentará novamente leiloar os seviços de Altamira e outros 26 municípios ainda em 2025

Na última sexta-feira (11) foi realizada na bolsa de valores de São Paulo o leilão para a concessão dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário de vários municípios do Pará.
O Governador do Pará, Helder Barbalho, tinha a pretensão de entregar para o setor privado os serviços de água e esgoto de 126 municípios, no entanto, foram leiloados os serviços de 99 municípios.
Os outros 27 minicípios não participaram do leilão porque não houve oferta para o bloco C, onde estão os municípios do oeste do Pará como Altamira, Itaituba e Santarém.
A AEGEA, concionária que arrematou os serviços dos 99 municípios, foi a grande vitoriosa, pois pegará financiamento do BNDES e cobrará taxas absurdas da nossa população.
Já a nossa população foi a grande derrotada nesse leilão, pois onde a AEGEA gerencia o saneamento, os serviços são questionados, exemplo disso é no Rio Grande do Sul, onde há várias denúncias de cobrança abusiva da taxa de água e denúncias de falta de água nas torneiras.
O governador do Pará não saiu vitorioso dessa operação também, pois não conseguiu leiloar os seviços de Altamira e municípios do oeste do Pará, o bloco C tinha um valor inicial de outorga fixa de R$400 milhões, representando cerca de 30% do valor que o governador pretendia abocanhar com o leilão.
Por fim, após o leilão o governador falou que irá remodelar a proposta dos municípios do bloco C e que pretende realizar o leilão dos serviços ainda em 2025. Por isso, nesse momento é fundamental que o Prefeito Loredan e o presidente da Câmara Municipal realizem uma audiência pública em Altamira e convidem o governo do estado e o BNDES para escutarem a população.
