Altamira-PA receberá 5 novos médicos do Governo Federal

Governo Federal amplia Programa Mais Médicos com foco em regiões vulneráveis, incluindo municípios da região Transamazônica e Xingu. Vejam quantos médicos os municípios receberão.

O governo federal anunciou na última sexta-feira (02/05), um novo edital do Programa Mais Médicos, ofertando 3.174 vagas para fortalecer o SUS. Do total, 3.066 serão distribuídas a 1.620 municípios, e 108 para 26 Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). A seleção prioriza regiões com menos médicos por habitante, seguindo a Demografia Médica 2025, que combate desigualdades na saúde. Altamira (PA), uma das beneficiadas, ganhará cinco novos profissionais. Inscrições seguem até 8/05, reforçando a meta de agilizar atendimentos e reduzir filas no sistema público.

Altamira-PA: prioridade na interiorização da saúde
A contratação de cinco médicos para Altamira-PA simboliza a estratégia do governo federal de levar assistência a áreas historicamente negligenciadas. Localizada em uma região remota da Amazônia, Altamira enfrenta desafios como vasta extensão territorial e altos índices de vulnerabilidade social. A inclusão do município no edital reflete critérios técnicos baseados na Demografia Médica 2025, que identifica carências na distribuição de profissionais. “O Mais Médicos cumpre seu papel ao atender áreas remotas e vulneráveis, garantindo formação especializada aos profissionais e cuidado qualificado à população”, destacou Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
Integração e tecnologia a serviço do SUS
Os novos médicos atuarão em equipes de Saúde da Família, utilizando o Prontuário Eletrônico (e-SUS APS) para integrar dados entre atenção primária e especializada. Essa ferramenta, aliada a fluxos de encaminhamento, agiliza acesso a consultas e exames de maior complexidade. O ministro Alexandre Padilha ressaltou a conexão entre o programa e a redução de espera no SUS: “A atuação integrada dos profissionais facilita o acesso à média e alta complexidade para todos”. O edital ainda exige treinamento específico (MAAv) para médicos formados no exterior ou no Brasil sem CRM, assegurando preparo para urgências e doenças prevalentes em áreas críticas.
Impacto nacional e reforço contínuo
Com mais de 24,9 mil profissionais em atividade, o Mais Médicos já beneficia 63 milhões de brasileiros, especialmente em 1,7 mil municípios com alta vulnerabilidade. A meta é chegar a 28 mil médicos, expandindo cobertura a 77% do território nacional. O cadastro reserva, novidade deste edital, agiliza a reposição de vagas, garantindo continuidade do atendimento. Para Altamira-PA e demais regiões contempladas, a iniciativa consolida o papel do governo federal na democratização da saúde, provendo não apenas profissionais, mas estrutura e inovação para um SUS mais ágil e inclusivo.
A Região da Transamazônica e Xingu receberá mais 13 novos médicos
Além de Altamira que receberá cinco novos médicos, outros quatro municípios da transamazônica e Xingu também receberão mais médicos, são eles: Placas com mais dois médicos, Porto de Moz com mais dois médicos, Senador José Porfírio com mais dois médicos e Uruará com mais dois médicos.