Atingidos por Belo Monte exigem justiça por Naldo Bucheiro

Liderança atingida pela UHE Belo Monte foi assinada na frente do filho em Vitória do Xingu

Na manhã da última terça-feira, 11, em Vitória do Xingu (PA) o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou um ato marcando 1 mês do assassinato da liderança Ednaldo Palheta, conhecido como Naldo Bucheiro, ele foi brutalmente assassinado e a suspeita do movimento é que o crime aconteceu pelo fato dele defender o direito à terra e a luta por justiça social.
Cerca de 300 pessoas saÍram as ruas para exigir justiça e respostas do poder legislativo e judiciário para a solução do assassinato de Naldo Bucheiro e para a destinação das fazendas Rio Xingu I e II e Farrara para as famílias que ocupam essas áreas. Após o ato, membros do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e INCRA participaram de reunião no acampamento para escutar as famílias.
Entenda mais esse caso: https://mab.org.br/2025/02/12/lideranca-da-luta-pela-terra-e-assassinada-a-tiros-em-vitoria-do-xingu-pa/
Segundo Iury Paulino, da coordenação nacional do MAB, o assassinato foi denunciado para a secretaria de segurança pública do estado do Pará e para vários Ministérios do Governo Federal.